quinta-feira, 8 de abril de 2010

a grande farça do rock`n`roll

Morre Malcolm McLaren, mentor dos Sex Pistols
Informação foi confirmada por seu agente e sua companheira.Ex-empresário do grupo foi um dos percusores do punk rock.
Malcolm McLaren, ex-empresário dos Sex Pistols, morto nesta quinta-feira (8).Malcolm McLaren, ex-empresário e mentor dos Sex Pistols, morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 64 anos, informaram seu agente e sua namorada. Ele sofria de câncer há alguns anos.

O local da morte ainda é incerto. Les Molloy, agente de McLaren, afirmou à Associated Press que o empresário morreu em Nova York. Já Young Kim, a namorada, disse à Reuters que McLaren "faleceu em um hospital da Suíça onde estava sendo tratado de um câncer."

Ex-integrantes dos Sex Pistols e New York Dolls lamentam perda

Ainda segundo Kim, ele lutava contra um tipo raro de câncer chamado mesotelioma, que ataca o tecido que protege a maioria dos órgãos internos do corpo humano. "Malcom McLaren foi um homem que mudou o mundo e é uma influência permanente", afirmou Kim.

Roqueiros brasileiros comentam morte de Malcolm McLaren McLaren empresariou em 1975 a banda The Strand, que depois passaria a se chamar Sex Pistols. Sua esposa na época, a estilista Vivienne Westwood, foi responsável pelo visual punk preconizado pelo grupo. O casal teve um filho, Joseph Corré, co-fundador da famosa marca de roupas íntimas Agent Provocateur. A morte de McLaren ocorre no mesmo dia do aniversário de Westwood.O corpo do britânico será enterrado nesta sexta em Londres, no cemitério de Highgate, região norte da cidade.

Foto: AP
O empresário Malcolm McLaren, da banda Sex Pistols e ex-marido da estilista punk Vivienne Westwood. (Foto: AP)
Let it rock e SEX
McLaren começou no universo pop com a loja londrina Let it rock, aberta em parceria com Vivienne em 1971. A marca criava roupas de couro coloridas e, apesar de rapidamente falir, colocou a dupla em contato com novos músicos da época, inclusive dos Estados Unidos.

Veja fotos da carreira de Malcolm McLaren

Durante viagem a Nova York, ele conheceu os membros do Neon Boys (futuro Television) e The New York Dolls, do qual seria empresário logo depois.

Em 1975, de volta ao Reino Unido, McLaren abriu outra loja, SEX, e foi a partir dela que encontrou os músicos da banda que ajudaria a explodir o punk rock no Reino Unido. O empresário esteve ao lado do grupo de 1976 a 1979.

saiba mais
'Me arrependo de ter trazido Sid Vicious para o Sex Pistols', diz John Lydon
‘Não tínhamos nada em comum com os Sex Pistols’, diz vocal do Wire
Veteranos do Sex Pistols, Blondie e MC5 participam de ‘retiro’ no Havaí
Filme recorda a magia do CBGB, meca do punk em Nova York
'É muito mais sexy estar vestido', diz Vivienne Westwood
Hip hop e política
Na década de 1980, McLaren foi um dos primeiros a apostar no hip-hop, com seu álbum solo Duck Rock, que teve o hit Buffalo Gals.

O trabalho dessa época influenciou artistas pop da década seguinte. Mariah Carey e Eminem foram alguns dos músicos que utilizaram samples do trabalho solo de McLaren para a construção de alguns de seus sucessos.
Durante os anos seguintes, McLaren se arriscou em diversas vertentes culturais, como as artes plásticas e a produção de filmes e programas de TV. Em 2000, especulou-se que se candidataria à prefeitura de Londres. Sua plataforma de governo incluiria a legalização da prostituição e a venda de álcool em livrarias.
Leia mais notícias de Música

2 comentários:

  1. va em paz filho da puta!!!! senta no colo do Sid Vicioous seu puto!!! e mama a minha rola!!! rest in piece...mother fucker!!!

    ResponderExcluir
  2. Que ele já tá no inferno a gente sabe, mermão.

    ResponderExcluir